Regulamento escolar

Regulamento escolar

Regulamento interno

 

O presente regulamento foi elaborado conforme as Resoluções do Conselho Estadual de Educação; o Regimento Escolar, Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Projeto Político Pedagógico desta instituição de ensino.

Conforme contrato de prestação de serviços assinado no ato da matrícula fica o aluno sujeito ao cumprimento do presente regulamento e ainda conforme o Regimento Escolar para admissão, na qualidade de aluno, o candidato deverá satisfazer as exigências e os requisitos previstos.

 

1- Início das aulas

Dia 20 de janeiro – Ensino Fundamental – 6º ao 9º

Dia 22 de janeiro – Ensino Fundamental – 1º ao 5º

Dia 26 de janeiro – Educação Infantil

 

2- Horário das aulas:

Manhã:

Educação Infantil ao 5º ano– das 07:30 às 11:30

6º ao 9º ano– das 07:15 às 12:45 ( 6 aulas )

 

Tarde:

Educação infantil ao 5º ano – das 13:30 às 17:30

9º ano – aulas de física – 3ª feira – das 14:00 ás 15:40

avaliações – 4ª feira – das 14:00 ás 15:40

As aulas de recuperação paralela tem horário especial ( ver item 13 )

 

3- Entrada das crianças:

O portão está aberto 15 min antes do início das aulas, a escola não se responsabiliza por alunos que chegam antes e permanecem na porta. A escola dispõe de 3 portões: o portão administrativo para colaboradores, pais e fornecedores , os portões para alunos, onde só é permitida a entrada de alunos ( separadamente – Pinguinho de Gente e CF ).

 

4- Pontualidade:

É permitido ao aluno entrar com atraso 3 (três) vezes por semestre desde que com a justificativa do responsável na secretaria da escola. Após o limite de 3 (três) entraremos em contato com a família e solicitaremos que busquem o aluno.

Ressalva para exames laboratoriais, médicos ou outro motivo justo desde que comprovado com documentos pelo responsável.

 

5- Saída das crianças:

Se a criança pode deixar a escola sozinha, assinem a autorização no ato da matrícula.

Uma observação importante para os responsáveis que enviam outras pessoas para busca – la: apresente- nos com antecedência as pessoas que podem acompanhar seu filho. Não aceitamos bilhetes, telefonemas ou documentos, reservamos o direito de não libera – lo.

Não aguardem o aluno dentro do carro, é mais seguro busca-lo na sala de aula.

Conforme, cláusula III § 3o: Não estão incluídos neste contrato e na anuidade escolar os SERVIÇOS ESPECIAIS de permanência do aluno após às 18:30, que serão objeto de ajuste à parte.

 

6- Carteira de Identificação Familiar (CIF):

A escola emite a Carteira de Identificação Familiar (CIF), é documento obrigatório para a entrada na escola, porém os alunos não são liberados com pessoas desconhecidas ou não autorizadas, mesmo portando a CIF. Ver item 5.

 

7- Carteira de Identificação Escolar (CIE):

Os alunos do 6º ao 9º ano possuem a Carteira de Identificação Escolar (CIE) que é documento obrigatório nas entradas e saídas na escola, em todas as atividades escolares.

 

8- Uniforme:

09 de fevereiro / 2015: o uso do uniforme diariamente é obrigatório.

É condição de frequência, ficando o aluno sujeito a não assistir aulas ou participar de atividades por falta de uniforme, como também se o uniforme fugir ao padrão: cor, modelo, tamanho da camiseta ou bermuda, rasgado, pintado… A bermuda deve ter o tamanho na altura dos joelhos. Sapato fechado ou tênis ou sandália abotoada no tornozelo. É necessário o uso do uniforme em todas as atividades na escola e também fora: excursões, biblioteca, viagens, estudo paralelo, recuperação etc…

Usar o uniforme específico para atividade: ed. física, natação, balé e futsal.

 

O uso das camisetas dos eventos escolares tais como: noite do pijama, jogos internos e outros, está liberado somente para às SEXTAS- FEIRAS.

 

Jeans: só é permitido o uso de calça jeans azul ou preta para os alunos do 6º ao 9º ano – sem bordados, sem pinturas ou rasgados. ( não é uniforme : saia , macacão ou bermuda jeans)

 

Não é permitido o uso de:                                            

  1. a) jeans – para alunos da educação infantil e ensino fundamental I ( 1º ao 5º )
  2.   b) de bonés, touca, capuz, gorro, em espaço físico da escola
  3. c) qualquer camiseta ou camisa ou blusa sobre a camiseta de uniforme

 

Para as apresentações festivas e esportivas serão solicitados uniformes e ou figurinos próprios.

 

9-Pagamento:

O pagamento das parcelas é feito em rede bancária, banco eletrônico ou internet. A guia de recolhimento, contém todas as informações necessárias sobre data, descontos e acréscimos.

O pagamento com desconto especial é até o dia 07 de cada mês.

 

10- Calendário escolar:

O Calendário escolar / 2015 contém as informações mais importantes do ano letivo e está sujeito a alterações.   Observem, com atenção, o início das aulas, avaliações trimestrais, recessos, atividades variadas. Qualquer alteração, comunicamos com antecedência. Para um bom acompanhamento nos estudos do aluno, coloque-o em lugar visível, verificando as atividades de cada semana.

 

11 – Avaliações:

A média anual para aprovação é 6,0 em cada componente curricular (disciplina) .

A avaliação é feita nos termos da Resolução CEE Nº 194 de 19 /08 / 2005, por processo diagnosticador, formador e emancipador, realizando-se contínua e cumulativamente. Para a obtenção da media 6,0 avalia-se a aquisição de conhecimentos em testes, nos trabalhos individuais e de grupo, seminários, tarefas diárias, participação, criatividade, socialização, iniciativa e comunicação.

Avaliação contínua: 3,0 pontos – não tem 2ª chamada     porque é realizada diariamente

Avaliação certificativa: 7,0 pontos

 

12- 2ª chamada

Com atestado médico e similares: com a devida justificativa da falta do aluno, ( atestado médico ou similares ) pelos seus responsáveis, com solicitação por escrito, na secretaria das escola, feita no prazo de 24 hs após a aplicação da avaliação. Será realizada no período da recuperação paralela do trimestre.

 

Faltas em avaliações sem apresentação de atestado médico ou similares: a solicitação da 2ª chamada será feita no prazo de 24 hs na secretaria da escola mediante justificativa dos pais ou responsáveis pelo aluno e do pagamento da taxa de 2ª chamada. Será realizada no período da recuperação paralela do trimestre.

 

13- Recuperação paralela:

6º ao 9º ano: aulas mensais e avaliações no período vespertino.

1º ao 5º ano: estudo paralelo mensal – no horário que a criança estuda

 

O aluno terá direito a uma nova avaliação que será realizada após o resultado da avaliação trimestral, não haverá aula de reposição de conteúdo.

14- Avaliação final:

A avaliação final ( recuperação especial ) será realizada após o encerramento do 3º trimestre e quando a média anual (MA) for inferior a 6,0.

 

15- Material:

Livros literários e paradidáticos: Devem ser adquiridos no tempo marcado para sua leitura. Constam em lista e por isso fica a critério do professor a data de início do trabalho.

Arte: Cada aluno deve apresentar o material necessário solicitado pela professora. A reposição do material de arte é de responsabilidade dos pais .

A Agenda Escolar padronizada deve ser adquirida por todos os alunos no início do ano letivo. Nela estão contidas as principais informações ( calendário, avisos. etc… )

Os responsáveis devem adquirir o material conforme a lista fornecida no ato da matrícula e entregá-los nas datas previstas, ficando o aluno sujeito a não participar das atividades escolares enquanto a solicitação não for atendida.

 
16- Uso do classificador:

A escola não recomenda o uso do classificador aos alunos até o 6º ano, porque o aluno:

- não guarda as folhas com registro de conteúdos e tarefas realizadas em local adequado e seguro – perde-as com facilidade

- não entregam a tarefa justificando que esqueceu a folha

- não arquivam as anotações e ou tarefas em sequência, para estudar posteriormente,

- no manuseio diário as folhas soltam, perdendo-as facilmente,

- não é permitido o uso do classificador nas séries 1º ao 6º ano.

 
17- Aulas de campo:

Para o aluno participar das aulas de campo ou atividades sociais e ou culturais fora da escola , é necessário a assinatura da autorização pelos pais ou responsáveis e o pagamento das despesas com transporte, alimentação e ingressos. É importante a participação pois cada atividade está diretamente ligada ao conteúdo ministrado na sala de aula..

É fundamental que o aluno se apresente na hora marcada para a saída. Ficamos desobrigados a retardar a saída esperando alunos com atraso.

O aluno que mantiver indisciplina contínua na escola, fica sujeito a não participar das atividades deste gênero.

 

18- Encontro pedagógico com os pais ou responsáveis:

É muito importante que os pais ou responsáveis participem de todos os encontros propostos e que também atendam ao chamado da escola sempre que necessário. A escola está sempre a disposição para o atendimento aos responsáveis pelo aluno.

Agendem por telefone sua conversa com a coordenação.

 

1º encontro entre pais e professores:

Educação infantil e 1º ao 5º ano – pais dos alunos do período matutino – dia 10 de fevereiro – 19:30

 

Educação infantil e 1º ao 5º ano – pais dos alunos do período vespertino – dia 11 de fevereiro – 19:30

 

Ensino fundamental II – 6º ao 9º ano – dia 12 de fevereiro – 19:30

 

19- Aniversário dos alunos:

Educação infantil – proposta nova – procurar a coordenação

1º ao 5º – é comemorado no final de cada mês na sala de aula. A comemoração é organizada no horário do recreio com a participação dos alunos e professora.

 

20- Lanche:

A criança pode trazer o lanche de casa ou comprar na cantina da escola.

A cantina da escola é terceirizada e tem procurado oferecer opções de alimentos saudáveis, é importante que os responsáveis pelo aluno incentive-o para o consumo destes alimentos. As fichas podem ser adquiridas com antecedência na própria cantina.

O responsável pela cantina não fornece lanche para pagamento posterior.

 

21- Atendimentos médico hospitalar e urgências / medicamentos:  

Quando uma criança sofre qualquer acidente na escola, a primeira providência é o contato com o responsável. Caso não seja encontrado, a escola providencia os primeiros socorros. As despesas não estão incluídas no Contrato de Prestação de Serviços Escolares, conforme Cláusula III, § 3o.

A escola não medica alunos. O uso de uma medicação inadequada traz graves consequências. Necessitando que a professora medique o aluno, favor enviar o medicamento, a receita médica ou autorização na agenda, por escrito e devidamente assinada pelo responsável, contendo o nome do medicamento, horário e dosagem do mesmo.

 

22- Disciplina e ordem:

A escola tem dedicado muita atenção a estes itens, porque são geradores de um bom aproveitamento escolar. É necessário que o aluno tenha limites e para isto o apoio da família é fundamental, compreendendo e apoiando as atitudes da escola, conhecendo o Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico:

É vedado ao aluno: – o uso na escola de: skates, de celulares durante as aula, bonés ( item 7 – uniforme ) revistas ou artigos pornográficos; qualquer tipo de objetos que constituam perigo ( tais como: facas, canivetes, estiletes); bebidas alcoólicas; cigarros; drogas lícitas ou ilícitas. Venda ou troca de objetos ou qualquer mercadoria.

- Exceder-se na conduta pessoal; formar grupos nas imediações da escola para fins de tumultos ou discussões; praticar vendas dentro ou nas imediações da escola; desrespeitar a direção, coordenação, professores e demais colaboradores da escola; fotografar ou filmar na escola ou nas suas imediações, pessoas ou atividades que causem constrangimento; permanecer nos corredores, janelas, banheiros, pátio ou na porta da escola em horário de aula.

- Sair ou adentrar a escola, sozinho ou acompanhado, sem a devida autorização.

O Projeto Político Pedagógico contém detalhadamente as ações que a escola aplica aos alunos que apresentam atitudes comportamentais inadequadas.

 

23- Faltas graves:

1- Brigas

2- Reincidência na indisciplina

3- Brincadeiras de mau gosto com consequências imprevisíveis

4- Faltar aulas intencionalmente

5- Desacatar a direção, coordenação, professores, colegas e demais colaboradores da escola.

6- Falsificação de documentos e/ou assinaturas como também a não entrega de comunicados aos pais.

7- Desrespeito à integridade moral e pessoal.

8- Danos ao patrimônio da escola e/ou terceiros.

9- Sair e adentrar a escola sem permissão.

10- Demonstrações de namoro na escola e imediações.

11- Cola durante as avaliações.

 

24 – Medidas educativas:

1- advertência verbal e escrita – reunião com a família

2- repreensão – assinatura do Termo de Conduta pelos pais

3- a escola comunica ao Conselho Tutelar ou Juizado da Infância

4- apreciação do Conselho de Classe para avaliação da conduta disciplinar e da sua permanência na escola.

 

25- Objetos que são esquecidos na escola:

Sempre que são encontrados guarda- os na secretaria da escola para a devolução. A escola não se responsabiliza e não indeniza pelas perdas. Pede-se que alunos não tragam para a escola objetos de valor e não deixem os mesmos nas escadas, bancos e corredores. Cada aluno é responsável pelos objetos trazidos para a escola e também pelos objetos e ou materiais didáticos que emprestam a outros alunos..

 

26- Objetos/ materiais estragados pelo aluno:

É de inteira responsabilidade do responsável pelo aluno, o custo do conserto de todos os objetos ou materiais estragados pelo mau uso: cadeiras, mesas, saboneteiras, paredes pichadas, etc… em suas dependências como também de terceiros: colegas, professores e demais colaboradores, conforme o Contrato de Prestação de Serviços Escolares, cláusula III, § 4.

Caso haja algum dano o valor do conserto será adicionado e cobrado no boleto bancário da mensalidade seguinte.

 

27- Tarefas de casa:

O aluno tem tarefa de casa diariamente, se não acontecer assim, procure a coordenação para esclarecimentos. Verifiquem diariamente a agenda do aluno. Os trabalhos entregues após a data marcada recebem menor valor na avaliação.

 

28- Conselho de Classe:

“O conselho de classe é soberano em sua decisões”, art. 6º da resolução CEE.194 (19 /08 /05) para fins de avaliação do processo de desenvolvimento dos alunos como também das sanções nas medidas educativas.

No calendário escolar/ 2014 estão previstos no final de cada trimestre.

 

 

29- Atividades esportivas:

As atividades esportivas do currículo escolar são realizadas no horário de aula.

A educação física do 6º ao 9º ano é obrigatória, o aluno somente é dispensado com atestado médico. As aulas são ministradas no período matutino.

 

30 – Agenda escolar / 2015:

A agenda escolar é de uso obrigatório por conter espaços próprios para a utilização dos professores, pais, coordenadores e também informações pedagógicas importantes para o ano letivo. Faz parte da lista de material do aluno.

 

31– Comunicados enviados aos pais:

Os comunicados enviados aos pais dos alunos do Infantil 2 ao 5º ano são anexados na agenda e dos alunos do 6º ao 9º ano são entregues aos alunos na sala de aula.

É de inteira responsabilidade dos pais verificarem diariamente os comunicados da escola.

 

32 – Animais – Não é permitida a entrada de animais nas dependências da escola.

 

33- Período integral – O período integral é um evento opcional, para participar o aluno tem que estar devidamente matriculado no ensino regular.

 

34- Atividades terceirizadas: aulas de futsal, balé, natação, caratê e robótica, são atividades terceirizadas. Outras atividades terceirizadas poderão ser incluídas no decorrer do ano letivo.

 

35- Sistema de Circuito Fechado de Televisão (câmeras de segurança) A escola possui CFTV- Sistema de Circuito Fechado de Televisão (câmeras de segurança). Todas as imagens são de caráter sigiloso/confidencial, os arquivos são restritos à escola, salvo ordem judicial.

 

Senhores pais, a participação da Escola Pinguinho de Gente / CF como parceira na formação de seu filho muito nos alegra. O presente Manual da Família foi elaborado para que possam acompanhar as atividades escolares e também conhecer o funcionamento da escola.

Informamos que é muito importante que conheçam mais detalhes no Regimento Interno e no Projeto Político Pedagógico à sua disposição com as coordenadoras e direção.

Agradecemos a sua confiança.

 

Goiânia / 2015

 

Ângela Maria de Sousa

Diretora geral

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